Live Coding
Escola Superior de Artes Aplicadas
Live Coding
Ricardo Jorge Cardoso Nunes
Licenciatura em Música
Variante de Produção Musical e Música Electrónica
Ano Curricular: 2014/2015
Resumo
Índice
1. Introdução
Live Coding é um estilo musical no qual se cria e modifica o programa enquanto este está a correr, usando o código como instrumento musical.
Nasceu através da possibilidade the programar em palco com linguagens interpretadas. No início, alguns pioneiros nos anos 80 usavam FORTH e LISP, mas agora muitos outros tipos de linguagem são explorados, incluindo algumas específicas para Live Coding.
A escolha deste tema foi influenciada pelo meu gosto pessoal por música e programação, pelas suas grandes potencialidades e também pela notável falta de informação existente sobre Live
Coding até à data.
Assim, este projecto envolve muitos conceitos de linguagens de programação e vários conhecimentos técnicos e históricos sobre música por computador e Live Coding.
Em suma, ter a programação ligada à música, onde a aprendizagem sobre o conceito e a prática de Live Coding são os principais objectivos, espera-se que depois da apresentação, a aptidão para a prática deste estilo musical seja maior e mais consolidada, e que traga conhecimento para projectos futuros.
2. Estado da arte
É um novo género na música electrónica que faz com que o artista escreva, em código, em frente a uma plateia para gerar música em tempo real.
O acto de programar faz parte da performance e é imperativo que a audiência veja o ecrã do músico, projectado, desta forma o código é visto e ouvido.
2.1. História da música por computador e Live Coding
2.1.1 Música por computador
“A música por computador nasceu em 1957 em Nova
Iorque, quando um IBM 704 tocou uma composição minha de 17 segundos no programa MUSIC I” - Max Mathews
O primeiro programa concebido para música foi escrito por
Max Mathews, um engenheiro