Linguagem copilada
Uma linguagem de programação é como um idioma, é um programa já feito. Até parece que o computador é que é esperto, mas na realidade é muito pelo contrário, ele não sabe nada. Na programação você utiliza os comandos para dar as instruções ao computador, fazendo com que ele "saiba alguma coisa".
Veja abaixo alguns extractos retirados da Enciclopédia Ilustrada FOLHA sobre programas:
"Conjunto de instruções codificadas (o *software) destinadas a controlar a operação de um *computador ou outra máquina. Por exemplo, programas de utilidade realizam geralmente certas tarefas relacionadas com o sistema operacional. Como a unidade central de processamento (*CPU) processa o código de máquina, programas escritos em linguagem de alto nível devem ser traduzidos para o código de máquina antes de serem executados. O programa é constituído por instruções que são executadas em ordem."
Classificação
As linguagens de programação são classificadas em duas classes: as linguagens de Alto Nível e as de Baixo Nível.
Linguagens de Baixo Nível
As linguagens de Baixo Nível são aquelas voltadas para a máquina, ou seja as que são escritas utilizando as instruções do microprocessador do computador. São genericamente chamadas de linguagens Assembly. Os programas escritos com Alto Nível geralmente podem ser convertidos com programas especiais para Baixo Nível.
Vantagens: Programas são executados com maior velocidade de processamento. Os programas ocupam menos espaço na memória.
Desvantagens: Em geral, programas em Assembly tem pouca portabilidade, isto é, um código gerado para um tipo de processador não serve para outro. Códigos Assembly não são estruturados, tornando a programação mais difícil.
Linguagens de Nível Médio
Estas linguagens são linguagens voltadas ao ser humano e a máquina, ou seja, estas linguagens são uma mistura entre as linguagens de Alto Nível e as de Baixo Nível. Estas linguagens contém comandos muito