China e japão
Disciplina Teorias de Internacionalização das Empresas
Evolução do Empreendedorismo na China e no Japão
Responda aos exercícios neste documento e faça a entrega via webfolio até as 22h30min do dia 21/08.
Aluno: Ismael Trindade
1. Que fatores fizeram com que a produção chinesa na dinastia Ming, anteriormente característica pelas inovações tecnológicas, se voltasse para a produção de commodities?
A revitalização da agricultura permitindo a agricultores acúmulos de excedentes; - A criação de duas novas capitais nacionais e grandes estradas, além da restauração do Grande Canal, que ligava mais áreas do país; - O mercado foi estimulado por sete grandes expedições marítimas, enviadas ao Sudeste Asiático e ao Oceano Índico. Embora o interesse tenha sido político, a China abasteceu-se de novos artigos e novas praticas comerciais, além de terem traçado novos mapas de novas rotas; - O grande aumento da população chinesa em apenas 200 anos; A economia chinesa permitiu mais mercadorias produzidas no campo chegassem ao mercado, gerando um crescimento urbano e rural. A expansão da produção pôde ser notada quanto ao algodão, amoras, cana-de-açúcar, fumo e chá, que foram distribuídos na China inteira. 2. De que forma as redes sociais na China atual influenciam a maneira de fazer negócios?
Em meu ponto de vista, os chineses alavancam seus negócios com quem está próximo aos seus relacionamentos pessoais ou familiares e até mesmo através das religiões, (guanxis=relações fortes). Também há possibilidade de negócios se alguém que o conhece apresenta-lo para algum conhecido.
3. Que características definem o empreendedor da China Pós-Mao Tse Dong?
Os grandes empresários são basicamente aqueles que têm alguma ligação ou parentesco com lideres políticos e aqueles que têm visão e sensibilidades para saber no que investir na hora certa como por exemplo Ye que investiu na