Xadrez
“EMEBE Áurea Bispo Depes”
Projeto de Xadrez
ELABORAD POR:
Renan Figueiredo Lima
(Acadêmico de Pedagogia pela UNIUBE)
APRESENTAÇÃO
Jogado em um tabuleiro, o xadrez caracteriza-se por ser de natureza recreativa e competitiva, para dois jogadores, e é um dos jogos mais conhecidos do mundo, sendo exercido por milhões de pessoas em competições (amadores e profissionais), em clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo. O xadrez tem acendido de maneira expressiva em toda rede pública de ensino nacional. São significativos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez, e os profissionais da educação relatam melhorias significativas no desenvolvimento global dos que estão envolvidos com este jogo milenar, fruto da história e cultura humana.
* Justificativa
O xadrez evolui os aspectos cognitivos daquele que o pratica, abrem as experiências de tomada de decisões, concentração, raciocínio, observação, previsão, imaginação.
Ponderando que a maior parte dos professores de educação física elege as modalidades esportivas e específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal e outros, esquecendo-se do xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva harmonizar o desenvolvimento mental e social, oportunizando a evolução da capacidade de decisão dos problemas do dia - a – dia, isso ocorre pois os professores se deparam com dificuldades, tais como o grande numero de alunos por classe, o que os leva apenas darem uma plainada pelo esporte mental.
Assim sendo, o xadrez é uma atividade esportiva, a mesma permite com que a criança tenha o subsídio do seu desenvolvimento tanto intelectual, motor e histórico-social.
O projeto pretende mostrar aos professores, que o xadrez não