Xadrez
Professora: Andreia Lopes Mendonça
Turmas: 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental 5ª série a 8ª série do Ensino Fundamental
Período: Fevereiro a dezembro de 2012
INTRODUÇÃO:
“Em um mundo onde a criança tem poucas oportunidades de decidir, a partida de xadrez passa a ter uma situação privilegiada, pois cada lance é precedido de uma análise e de uma tomada de decisão”(SÁ, 1996, p. 123.).
“O xadrez é também uma ferramenta didática. Para começar, desenvolve o raciocínio lógico porque obriga a pensar nas jogadas”. (FALZETTA, 1998, p.27).
Podemos dizer que o jogo desenvolve as aptidões físicas e intelectuais, portanto descreveremos o valor educativo do xadrez como forma de desenvolver as aptidões intelectuais.
A importância do xadrez na formação do cognitivo, afetivo e social do indivíduo é comprovada por estudiosos, principalmente sua contribuição para o pensamento lógico, pois quando a criança e o adolescente resolvem uma situação problema gerada pelo jogo de xadrez usa de suas habilidades e de suas capacidades tomando suas próprias decisões.
Estudos referentes ao valor pedagógico e educativo do xadrez são datados do século passado até os dias atuais, principalmente nos países de primeiro mundo onde estes estudos foram aprofundados chegando a ser obrigados nos currículos das escolas.
Pensando, refletindo e deduzindo, o mesmo terá condições de vencer suas barreiras de concentração e raciocínio além de desenvolver:
A atenção e concentração;
O julgamento e o planejamento;
A imaginação e a antecipação;
A memória;
À vontade de vencer, paciência e o autocontrole;
O espírito de decisão e a coragem;
A criatividade e inteligência.
Portanto, concluímos que o xadrez trabalha e desenvolve requisitos básicos que favorece o bom desempenho do aluno no decorrer de suas atividades escolares e futuramente como cidadão fortalecido em suas qualidades para tomar decisões. O JOGO DE XADREX COMO INSTRUMENTO DE ENSINO:
Um