Xadrez
MEQUINHO
1.QUEM FOI MEQUINHO?
Henrique da Costa Mecking, o “Mequinho” – É considerado um dos maiores nomes do Jogo de Xadrez no Mundo.
2.0 HISTÓRIA
No mundo do xadrez, o nome Henrique da Costa Mecking, jamais será esquecido. Nascido em 23 de janeiro de 1952, em Santa Cruz do Sul/RS, “Mequinho”, como é carinhosamente conhecido, aprendeu a movimentar as peças da modalidade aos 5 anos, sob orientação de sua mãe, Maria José Costa Mecking. Sua evolução na juventude só é comparável a outros gênios, como o norte-americano Bobby Fischer e o russo Garry Kasparov. Foi campeão brasileiro absoluto aos 13 anos, em 1965. Conquistou também o título sul-americano no ano seguinte e, quando completou 15 anos, bateu dois recordes de peso: foi o mais jovem jogador a vencer um campeonato continental e, de quebra, tornou-se, naquela época, o mais jovem mestre internacional da história do xadrez. Teve seu auge em 78, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, ficando atrás apenas de Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. Aos 26 anos, vitimado por uma miastenia - doença que ataca e debilita o sistema nervoso e os músculos, abandonou as disputas internacionais e interrompeu uma carreira que tinha tudo para ser brilhante.
Depois de muita perseverança e força de vontade, voltou oficialmente em 2000. Meses depois, mostrou sua força ao derrotar a melhor enxadrista do Mundo na época, Judit Polgar. Hoje, aos 55 anos, Mequinho reside em Taubaté/SP e também participa de torneios on-line, no Internet Chess Club (ICC) – o maior clube do segmento.
3.0 CURIOSIDADES
Em 1965, quando venceu pela primeira vez o campeonato brasileiro, Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa, então Gadia, convicto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia título, falou:
— "Proponho o empate!"
— "Proponho que o senhor abandone!!", exclamou