História de presidente tancredo neves - bahia
No começo o comércio era realizado no Riachão do Meio que poderia ser sede da cidade por ser próximo à estrada velha que fazia ligação entre as propriedades rurais e outros municípios vizinhos. Em 1940 o povoado de pré-nome Tabuleiro de Liberina teve início com uma barraca de palha que vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas nos animais que passavam pela estrada velha.
O surgimento da BR-101, por volta de 1957, acelerou o crescimento pela facilidade no transporte de cargas e passageiros, então mudou-se o comércio, para próximo a BR. Com isso os moradores do Riachão do Meio passam a morar e ter seus comércios neste novo local. Itabaína (como era chamada antes da emancipação) significa Ita=rama e Baina=pedra, ou seja, rama sobre pedras. Com a emancipação política em 24 de fevereiro de 1989 mudou-se o nome para Presidente Tancredo Neves.
A economia do município era baseada nos produtos agrícolas, que eram comercializados na feira local. Comercializavam também, roupas, sapatos, alimentos, e entre outros. Nesse povoado havia uma praça que tinha alguns comércios, que supriam as necessidades da população. A principal atividade econômica na época era a produção de farinha de mandiocas roças de cacau, cravo, banana e urucum. As casas de farinha eram artesanais e utilizavam a força animal. Ao longo do tempo as casas de farinhas foram evoluindo com pequenos motores. Aos poucos foram surgindo novos comércios e camelôs que estão ate hoje presente na Feira-livre. Até hoje a cidade ainda depende muito das plantações rurais por ser influente na economia da cidade. Ao longo do tempo foram diversificando e surgindo novidades nos plantios como seringal, plantações de eucaliptos, soja, graviola, guaraná, abacaxi e entre outros. É notório que o crescimento na economia influenciou muito no desenvolvimento da cidade, hoje podemos nos deparar com pessoas de municípios vizinhos em busca de empregos, ou para