Caso de uso
Partido PSDB – Aecio Neves
Natural da capital mineira de Belo Horizonte, Aécio Neves da cunha nasceu em 1960 e é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Aécio Neves é neto de Tancredo Neves e iniciou sua vida política aos 21 anos quando foi convidado pelo avô para ser seu secretário pessoal, depois de ter participado na campanha que o elegeu governador de Minas Gerais.
Em 1986 foi eleito para seu primeiro cargo eletivo como deputado federal, onde foi reeleito por mais três mandatos. Aécio Neves nas urnas sempre obteve votações consagradoras.
Aécio Neves da Cunha governou Minas Gerais por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010. A implantação do programa Choque de Gestão é sua principal marca como governador, hoje uma referência fundamental para a administração pública no Brasil. Aécio nasceu em uma família de políticos tradicionais mineiros. Seu avô materno, Tancredo Neves, foi personagem fundamental na redemocratização do país, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil por via indireta (colégio eleitoral), tendo morrido antes de assumir o cargo. Do lado paterno, seu avô Tristão Ferreira da Cunha e seu pai, Aécio Cunha, foram deputados federais por Minas Gerais. Aécio se mudou para o Rio de Janeiro aos dez anos de idade, para acompanhar os pais. Teve a primeira experiência profissional no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça do Rio de Janeiro.
Em 1981, Tancredo convidou Aécio para participar de sua campanha eleitoral para o Governo de Minas Gerais. Aécio transferiu os cursos de administração que fazia no Rio de Janeiro e se mudou para a capital mineira, onde dividiu um apartamento com o seu avô materno e seu pai. Ele participou de reuniões e comícios em mais de trezentos municípios do Estado. Tancredo foi eleito governador e, em 1983, Aécio passou a ocupar o cargo de secretário particular do avô. Nos anos seguintes, participou do movimento