works
A urbanização pré-capitalista dar-se início no período paleolítico quando o homem ainda era nômade, mas se preocupava com os mortos, dando a eles uma moradia fixa. O homem mesmo sendo nômade, tinha uma relação intensa com a caverna, pois era o lugar onde ele buscava abrigo. O período mesolítico é de fundamental importância para o surgimento das cidades, pois o homem passou a plantar e domesticar animais, tendo que ocupar uma área permanentemente para acompanhar o ciclo natural de animais e produtos agrícolas.
O período neolítico foi marcado pela vida estável nas aldeias com condições melhores, as aldeias precedem a cidade, mas não podem ser consideradas cidades. Para haver as cidades tinha que existir uma organização social, só possível com a divisão do trabalho. O homem pode se dedicar a outras atividades, pois passou a ter alimentos além da subsistência, e com a divisão do trabalho o caçador passou a ser o protetor das aldeias, com a evolução tornou-se chefe político e depois o rei. A relação denominação entre aldeões e caçador-chefe, político-rei, criou a exploração, e passou-se a pagar tributos.
Originando a sociedade de classes, materializa a última e necessária condição à origem das cidades. A origem das primeiras cidades não é precisa, mas provavelmente surgiram perto de 3500 a.c, na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, tendo surgido depois no vale no rio Nilo (3100 a.c), surgindo no vale no rio Indo (2500 a.c) e no rio Amarelo (1500 a.c). A origem do urbano está no social e no político.
Os impérios antigos contribuíram para a urbanização porque tiveram um papel