WIMAX
- WiMAX é a abreviatura de Worldwide Interoperability for
Microwave Access.
- É um padrão de rede sem fios metropolitano.
- Foi criado em 2002 pelas empresas Intel e Alvarion.
- É certificado pelo IEEE sob o nome IEEE-802.16.
- Em uma linguagem menos técnica, o WiMAX poderia ser considerado uma evolução do Wi-Fi, que é o atual padrão para acesso sem fio à Internet, o tal do wireless.
Alcance
Enquanto os pontos de acesso em Wi-Fi só geram sinal que alcançam uma média de 100 metros e 11 Mbps máximos, o WiMAX pode chegar a um raio de 50 km e velocidade de 75 Mbps em condições ideais.
A qualidade depende da geografia (montanhas, barreiras, prédios altos), mas tende a ser bem melhor do que o Wi-Fi. A média, contudo, fica entre 10 a 40 km a depender do terreno.
Padrões
O padrão IEEE 802.16 (2004) é desenhado para acesso fixo. Esse padrão pode ser referenciado como “fixed wireless”, ou rede sem fio fixa, porque é usada uma antena montada no local do assinante do serviço. A antena é montada no telhado ou em uma área livre similar a uma antena de televisão por satélite.
O IEEE 802.16-2004 também cobre instalações dentro de prédios (indoor installations).
A solução da Intel para o WiMAX com acesso fixo opera nas frequências de 2.5-GHz, 3.5-GHz e 5.8-GHz. Essa tecnologia é uma alternativa para o cable modem, vários tipos de transmissão xDSL, serviços multiplexados tipo E1 e serviços oferecidos por fibra óptica.
A revisão IEEE 802.16e é uma extensão do 802.16-2004 com o objetivo de adicionar portabilidade e habilitar os clientes móveis para acesso direto a redes WiMAX.
O 802.16e usa a técnica de multiplexação OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que é similar ao OFDM (Orthogonal Frequency Divison Multiplexing).
Transmissão
A transmissão do sinal WiMAX é bem parecida com a de um telefone celular. Uma torre central envia o sinal para várias outras torres espalhadas, as quais vão