Willian B
ESTILO DE VIDA DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
DE FLORIANÓPOLIS-SC
ADOLESCENTS` LIFESTYLE IN PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS OF
FLORIANOPOLIS-SC
Williann Braviano Maria∗
**
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães
***
Thiago Sousa Matias
RESUMO
Este estudo teve como objetivo investigar o estilo de vida de adolescentes de escolas públicas e privadas de Florianópolis SC. Dele participaram 865 adolescentes, 484 de uma escola privada e 381 de uma pública. O estilo de vida foi investigado por meio do questionário Perfil do Estilo de Vida, adaptado para adolescentes, e a situação socioeconômica, por meio dos critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial.
Foram utilizados os testes Qui-quadrado, “U” de Mann Whitney e Kruskal-Wallis. Observou-se que as condições de vida, para os adolescentes de Florianópolis, são positivas, pois somente o estresse foi identificado como um comportamento negativo. Além disso, um estilo de vida melhor está associado a uma situação socioeconômica alta, ao sexo masculino e à escola privada.
Palavras-chave: Estilo de vida. Adolescente. Saúde.
INTRODUÇÃO
Não há definição clara para o ponto de início ou fim da adolescência. Considera-se que ela inicia na puberdade e finaliza quando o adolescente ingressa no mundo adulto, amadurecendo fisicamente e tornando-se independente emocional e financeiramente da família (GALLAHUE; OZMUN, 2005;
PAPALIA; OLDS, 2000). Para a Organização
Mundial da Saúde (1995), adolescência é a fase do desenvolvimento compreendida entre os 10 e 19 anos, critério adotado no Brasil, pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2006).
A adolescência não pode ser analisada apenas como uma passagem cronológica, mas também como uma transição social e psicológica da infância à idade adulta. Essa transição é caracterizada pela exploração e
∗
experimentação, processos que podem ter consequências permanentes (BAMMANN et