Whisky
O uísque possui diferentes denominações de origem, variadas classes e tipos. O que se tem em comum entre as diferentes classes e tipos é a fermentação dos grãos e a destilação, máxima de 80% de álcool para o whisky de milho e 90% de álcool para o whisky de outros grãos (malte, cevada, etc.), para reter os sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização antes da adição de água. O whisky ganha 60% de seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, sendo classificado de acordo com o tipo de madeira usada e na qualidade da flambagem e queima da madeira. O uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de carvalho flambados. O uísque escocês (Scoth Whisky) pode ser separado em 4 diferentes tipos, reconhecidos oficialmente na Escócia: single malt, vatted, grain whisky e blended.
Single Malt - Destilado exclusivo de cevada, o tipo mais raro e caro de uísque. O single malt deve ser tomado puro, sem gelo, e em copos pequenos.
Vatted - Mescla de dois ou mais barris de single malts, deve ser apreciado do mesmo modo que o single malt
Grain Whisky – Destilado de grãos como milho, trigo e centeio. É o modo de produção mais simples e barato.
Blended – É o mais popular, feito da mistura entre grains e single malts e possui até 40 diferentes tipos de uísques em sua composição.
O uísque americano, por sua vez, é conhecido como Blended Bourbon, que é um uísque feito de diversas destilações, mas chegando sempre ao mesmo sabor. São produzidos nos EUA, Canadá e Irlanda. No Brasil, marcas nacionais, como Old Eight, vêm ganhando cada vez mas espaço no mercado, porém seus processos de fabricação são feitos no exterior, sendo feita apenas