Drogas
Aluno : Maikon Castro
Série : 3°H
Professora : Sheila
Trabalho de Química
Tema: Drogas
Primavera do Leste MT- 12/08/2014
Sumário.
1- Tipos
2- Princípios ativos
3- Ação no Sistema Nervoso Central
4- Síndrome de abstinência
5- Drogas e a sociedade
Tipos.
Alucinógenos
Anfetaminas
Antidepressivos
Barbitúricos
Cafeína
Cocaína
Inalantes
Cannabis Sativa
Narcóticos
Nicotina
Tranquilizantes
LSD
Morfina
Cocaína
Crack
Princípios ativos.
Drogas estimulantes aumentam a atividade cerebral: o tempo de vigília é aumentado, a atenção é reforçada e há aceleração do pensamento – o que leva à euforia. Cafeína e nicotina são estimulantes naturais legalizados. Anfetaminas podem ser utilizadas pela medicina como moderadores do apetite, mas também são usadas sem o aval do médico. Cocaína e crack são consumidos por vias intranasais, pela aspiração do pó ou da fumaça, ou de forma injetável. Têm alto tropismo, ou seja, o usuário tem grandes chances de se tornar dependente.
Drogas depressoras diminuem a atividade do cérebro, tendo propriedades analgésicas. Usuários desse tipo de psicotrópico apresentam movimentos lerdos, a atenção e o tempo de vigília diminuem. O álcool é uma substância lícita, mas o consumo frequente e prolongado pode levar ao vício e a doenças graves.
Benzodiazepínicos tranquilizantes ou calmantes são usados no tratamento de alguns distúrbios emocionais, como tensões e ansiedades. No entanto, podem causar efeitos adversos graves e causam rápida dependência.
Opiáceos podem ser naturais, extraídos da papoula; semissintéticos, a partir da morfina heroína, e sintéticos meperidina. Têm alto potencial de dependência, usados como analgésicos e sedativos pela medicina em sua forma sintética. Lança-perfume, benzina, alguns tipos de cola, clorofórmio e éter são inalantes: provocam tonturas e relaxamento da musculatura, com alterações perceptivas do tempo e do