A Inflûencia da Tecnologia Na Vida das Pessoas
Tomando como base a realização de vários estudos a respeito da existência da influência de jogos eletrônicos no comportamento de adolescentes, o presente estudo procurou, através de questionários, analisar a ocorrência de um diferencial na conduta de adolescentes do sexo masculino entre 15 e 18 anos.
Em termos específicos, buscou-se discriminar quais são os jogos mais utilizados por esses adolescentes visando um maior entendimento a respeito destes com relação à sua categoria (categorizados nesse estudo como aventura, ação, tiros, luta, estratégia); monitorar o comportamento dos mesmos juntamente com a equipe psicopedagógica a fim de identificar quais os sujeitos em estudo apresentavam histórico de bom ou mau comportamento e classificando-os em disciplinados e indisciplinados; buscar averiguar a influência de jogos eletrônicos violentos em seu comportamento.
Devido a sua evidencia na atualidade, a análise da influência desses jogos no comportamento de adolescentes do sexo masculino com faixa etária de 15 a 18 anos pode oferecer inúmeros avanços na forma de abordar e apontar medidas que reduzam os efeitos danosos da utilização exacerbada de tal forma de entretenimento.
Referencial Teórico
No Brasil, os videogames estao presentes a mais de 30 anos e atualmente sendo hoje, com gráficos ultra-realistas, fontes de um poderoso e lucrativo comércio cada vez mais voltado, em teoria, para os adultos. Dentre os jogos mais procurados estão os de tiros, lutas e estratégias de guerra. (GIL, 2005).
Muito embora de tais jogos serem voltados para uma faixa etária acima dos 18 anos, sua utilização não se restringe a eles dado que cada vez mais adolescentes tem acesso a games como GTA, no qual jogador encarna o membro de uma gangue, ou Counter Strike (CS, como é conhecido) onde a maioria dos jogadores prefere atuar como o terrorista em vez do policial.
O debate que estamos vendo é muito semelhante ao que ocorre há anos em relação à televisão, visto que os de modo