What is a Designer?
Out. 2012
Ana Pimentel
U.C.: Design e Cultura Visual
Docente: Prof.ª Ana Duque
Dissertação sobre o texto de Norman Potter: “what is a designer?”
What is a designer?
Norman Potter defende que todos somos designers, tendo em conta o lato senso da própria palavra que significa (segundo o dicionário): planear, ter uma intenção; planear algo na mente sobre algo a fazer; adaptação de meios para um fim.
A profissão de designer, podemos considerar que é tudo o que implica uma reflexão que vai desde a concepção de uma ideia, desenvolvendo meios para a sua realização física e prevendo a priori o seu impacto social, cultural,...
Design no seu sentido mais genérico possível, tanto pode ser uma série de esboços, como também pode ser uma ideia estruturada que leva a um resultado prático, a algo manufacturado.
Esta tão genérica definição revela a dificuldade de utilizar uma palavra apenas para definir um vasto alcance de diferentes áreas profissionais, das diversas experiências que vão desde o projecto em si, ás próprias decisões.
A palavra “design”, tornou-se genérica, hoje em dia tanto engloba “design de bolos”, “design de cabelos” como “design gráfico” e “design de produto”, etc,..
A dificuldade faz-se notar quando a palavra é utilizada fora de contexto, ou quando é utilizada em vez das palavras “construir” ou “fazer”.
As responsabilidades e áreas de estudo têm-se vindo a desenvolver cada vez mais, as áreas tornam-se difíceis de identificar porque se cruzam, devemos aproveitar as competências de cada um e formar uma equipa e não tentar ser um “faz-tudo”, por exemplo, tal como um designer gráfico não tem competências para projectar uma casa, um arquitecto também não terá para fazer uma identidade visual.
O design toca a ciência e a arte, quanto mais abstracto o trabalho de design for mais artístico se torna, quanto mais meticuloso, mais científico, cabe ao discernimento de cada um não ultrapassar as barreiras e enveredar sem conhecimento