Fashion scene
fashion scene chapter 1
contemporary fashion Após a inversão dos referenciais criativos proposta com a consolidação do prêt-à-porter nos anos 60, se tornou bastante complicado localizar precisamente de onde nascem as idéias de moda: elas estão por toda parte e aparecem também na maneira como as pessoas se vestem. Atualmente, a moda aparece em múltiplas manifestações, de modo que muitos estilos diferentes florescem ao mesmo tempo.
A partir da segunda metade do século XX, a moda que se inspira nas subculturas tem transformado seus códigos industrialmente, fazendo com que estes se tornem comerciais cada vez mais rapidamente.
A diferença percebida atualmente é a complexidade de mensagens da aparência que torna as transcrições literais um exercício complexo. O consumidor, inclusive, se diverte ao enviar sinais confusos e contraditórios.
A ideia do self service, como fazemos com o nosso carrinho no supermercado, que, na maioria das vezes, contém produtos que não, necessariamente, possuem a mesma ‘lógica’.
Os guarda-roupas contemporâneos, geralmente, seguem determinada lógica (estilo pessoal), e são pontuados por inúmeros outros elementos diversificados. As propostas aparecem nas passarelas e o consumidor interpreta como quer.
Portanto algumas marcas - principalmente streetwear - se utilizam do conceito de supermercado como linha de trabalho e como imagem de marca, acabam por conversar com o consumidor numa linguagem com a qual ele já tem intimidade, em seu dia-a-dia. // vídeo chanel
chapter 2
2000s trends A moda contemporânea do ano de 2000 foi bastante marcada pela influência da tecnologia, com a chegada do iPod, novos computadores e o tão temido “bug do milênio”.
Para a moda, a época ficou conhecida por ser um mash-up, onde as tendências foram influenciadas por estilos de outras épocas, principalmente o Boho, estilo étnico e hip-hop.
early
2000s
Vestidos curtíssimos
Tomara-que-caia
Calça de cintura baixa