Mitos sobre perfume.
Em 2012 O Boticário comemora 35 anos fazendo parte da vida e da história de muitas mulheres como eu e você. Afinal, quem nunca ganhou um Tathy na adolescência ou não tinha uma tia com cheirinho de Acqua Fresca? Estas lembranças, esta memória olfativa são uma delícia! E falando em olfato, O Boticário está com um projeto muito bacana chamado Essências de O Boticário, que passará por 6 capitais e está em Porto Alegre no Shopping Iguatemi até o dia 11/05.
Tive a oportunidade de fazer uma visita guiada na inauguração do espaço e aprendi muitas coisas, relembrei outras e me emocionei. Como muitas leitoras não terão acesso ao projeto, resolvi dividir um pouquinho da experiência com vocês pois é realmente surpreendente.
Mitos e verdades sobre os perfumes
• O perfume dura mais porque o fixador é mais forte – MENTIRA. O tal fixador não existe, mas há matérias-primas como musk, madeiras e notas balsâmicas que fixam na pele por muitas horas. Em todas as fragrâncias há uma saída com matérias-primas mais voláteis que evaporam rapidamente. Um corpo (coração) que dura mais e que é responsável pela identidade do perfume. Além disso também existem as notas de fundo que permanecem por muito mais tempo. Se o fundo e o corpo tiverem muita concentração de matérias-primas como musk e madeiras, a fragrância poderá durar mais.
• O perfume muda de acordo com a pele – VERDADE. Vários fatores afetam a fragância na pele, como a oleosidade, o nível de transpiração, medicamentos e o pH. O tipo de pele também influencia na duração do perfume, as peles oleosas e hidratadas tendem a manter o cheirinho por mais tempo. Se você está tendo problemas com a duração do perfume, experimente hidratar a pele usando cremes
• O perfume muda de acordo com a temperatura – VERDADE. Quando maior a temperatura, menos o perfume vai durar sobre a pele, pois é um elemento volátil. Em países orientais desérticos, a tendência é usar