BOTIC RIO FINAL
GABRIEL BRAGHETTA
GUILHERME ZOMER
LUCAS VIANNA
LUCIANA MENDES
BRANDING:
O Boticário
São Paulo
2014
1. HISTÓRIA O O Boticário começou em 1977 como uma farmácia de manipulação, em Curitiba, cujo dono era possui Miuel Krigsner. Hoje está presente em todo o país, com uma vasta linha de produtos e ‘sub-marcas’ voltada para todas as idades e preferências (Make B., com produtos para maquiagem; Nativa SPA, com produtos para cuidado no banho; Capricho, linha completa para adolescentes; Ma Chérie, para as crianças etc).
Antigas logos da marca.
2. POSICIONAMENTO O posicionamento da marca é de “Beleza é o que a gente faz”, a fim de aproximar-se dos consumidores estabelecendo o lado ‘humano’ da marca. Repassa, portanto, a ideia de uma vida mais linda, não apenas na aparência, mas também por dentro: ambos são buscas constantes da sociedade. Apesar disso, a missão e a visão acabam se tornando buracos na marca, uma vez que são itens importantíssimos e que não estão definidos em O Boticário. Outro problema com o posicionamento são os slogans, alterados três vezes em apenas seis anos (“Você pode ser o que quiser”, de 2005; “Acredite na beleza”, de 2008; “A vida é bonita, mas pode ser linda”, de 2011 até hoje). Dessa forma fica evidente que não se transmite grande segurança e rigidez em relação ao posicionamento da marca.
3. UPGRADE DA MARCA O novo logo, criado pela Future Brand em comemoração aos 34 anos da marca (2011), possui a letra B repleta de detalhes e arabescos, características que parecem não funcionar quando a marca é reduzida, trazendo uma possível poluição visual. Na verdade, algumas vezes, quando a marca é reduzida, os arabescos são retirados, mas nem sempre. Além disso, foram criadas aplicações em cores diferentes, tanto do background, quanto dos tipos, excluindo a possibilidade dos consumidores de relacionar a marca à alguma cor. Entretanto, a marca, criada em 1977, recebeu um upgrade, encaixando-se na