Geografia Individual
O distrito de Faro é a região de sol, da praia, do peixe e marisco. Com uma área total de 4.954,5 km2, é a região mais Sul de Portugal Continental.
O distrito de Faro corresponde à região do Algarve, nome que deriva da palavra árabe "Al-Gharb". A cultura árabe teve um contributo muito grande na arquitetura da região.
Esta é extensa e com um clima mediterrânico, oferecendo temperaturas agradáveis durante todo o ano. No distrito de Faro encontram-se algumas das praias mais bonitas da Europa.
Dado o acentuado crescimento demográfico podemos inclusivé dividir Faro em duas partes distintas, uma zona antiga que nos conta toda uma tradição de pesca e das pessoas que viviam do mar e uma mais recente, caracterizada por grandes espaços novos de habitação, que surgiram para dar resposta a todo um crescimento populacional.
Para além de um grande legado histórico, não podemos esquecer as praias, um vasto leque de praias e ilhas, que tornam Faro realmente numa cidade única. Em Faro consegue-se ter a acelaração de uma povoação cosmopolita e ao mesmo tempo consegue-se relaxar longe de toda esta actividade, frente a um oceano imenso, numa extensão de praia a perder de vista.
O património construído é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitetura das casas caiadas com chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino.
Nos arredores da cidade, importa destacar a beleza do Parque Natural da Ria Formosa, que se estende desde Cacela Velha à Quinta do Lago. Para além das praias e das serras algarvias, onde se podem fazer caminhadas, destacam-se as animadas noites algarvias e os magníficos campos de golfe que se estendem por toda a região.
Bibliografia:
http://www.guiadacidade.pt/pt/distrito-faro-08 http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main http://www.pordata.pt