O que há de novidades sobre a nova geografia econômica?
Desde 1990, um novo gênero de pesquisa, muitas vezes descrita como a "nova geografia econômica", surgiu. ele difere do trabalho tradicional na geografia econômica, principalmente na adaptação de uma estratégia de modelagem que explora os mesmos truques técnicos que têm desempenhado um papel tão grande no "novo comércio" e teorias "novo crescimento", que - ao contrário da maioria análise espaciais tradicionais - são totalmente general-de equilíbrio e claramente derivar comportamento agregado de maximização individual. o novo trabalho é agarraria sugestivo, particularmente na indicação como um acidente histórico pode moldar em estrutura espacial. também serve o propósito importante de colocar análise geográfica diretamente na corrente principal econômica.
1 – INTRODUÇÃO
O estudo espacial da economia, e a locação da produção, como um longo, se a história um pouco fina. (1826), a análise da renda da terra de Von Thunen um uso em torno de uma cidade isolada foi aproximadamente contemporâneo com a declaração de Ricardo da vantagem comparativa, a análise de localização de Weber (1909), a teoria de sistemas urbanos Henderson (1974) são todas idéias antigas e bem estabelecidas.
No entanto, o modelo simples desenvolvido em Krugman (1991) é amplamente considerado como tendo dado a algo chamado de "nova geografia econômica", e certamente estimulou a emergente de uma nova onda de teorização e (em menor grau) empírica trabalho. Este se aproxima inevitavelmente tem muito em comum com as abordagens mais velhos. No entanto, ele também tem uma série de características distintivas que se qualificam como um novo ponto de partida. O objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão dos aspectos distintivos do artigo é fazer uma breve revisão dos aspectos distintivos da nova geografia como uma construção teórica, descrever as linhas MAIS do trabalho dentro do gênero, e avaliar a sua contribuição para a teoria econômica.
2 – A