Protocolo opc como alternativa à protocolos proprietários
TCC 10 Período Noturno – Engenharia Elétrica Professor Sidney Augusto C. C. Queiroz Davi Lacerda Fabio Silva Marcelo Alexandre Vinicius Graner
Objetivo
Demonstrar a viabilidade técnica em integrar um sistema de supervisão e controle SCADA a um softPLC com a utilização do protocolo OPC.
Justificativa
A tecnologia OPC (OLE for process control) utilizada na integração de aplicativos de controle (softPLC Twincat) e supervisórios (Elipse SCADA) elimina os custos de implantação com driver’s proprietários.
O que é OPC?
OPC significa OLE for Process Control e OLE Object Linking and Embedding cujo termo se refere a como programas diferentes podem compartilhar informações com outros usando uma interface definida. Criado em 1996, o OPC é produto da indústria de automação e visa criar uma interface fácil e transparente para a comunicação de dados em ambientes industriais.
Etapas de projeto
Definição da quantidade de I/O’s necessárias à aplicação de controle Definição de metodologia de controle e supervisão Definição da ferramenta de controle e do supervisório Programação da lógica de controle no TwinCAT e criação de telas de supervisão e controle no ELIPSE SCADA Programação do link OPC entre software aplicativo de controle e software supervisório Construção da maquete (atuadores eletromecânicos, driver de potência, definição de sensores e interfaceamento) Comissionamento, start-up e testes Ajustes, correções e implementações de software. Testes finais.
Desenvolvimento Prático – Maquete do Estacionamento
Desenvolvimento prático – Software aplicativo de controle Twincat - Ladder
A programação foi estruturada em subrotinas programadas em linguagens baseadas na IEC 61131-3 (Ladder e SCL). A seguir, breve descritivo da metodologia de controle utilizada na elaboração da aplicação do estacionamento inteligente.
Desenvolvimento prático – Software aplicativo de controle