Weg
No dia 16 de abril de 2014, a empresa Eletromotres WEG S.A. foi visitada pelos alunos da disciplina de Gestão de Custos do curso de Administração, com o objetivo de conhecera empresa, sua história, processo de produção e filosofia. Na visita à Jaguará do Sul, aprendemos um pouco sobre a história da empresa e visitamos os parques fabris 1 e 2, onde conhecemos o centro de treinamento e acompanhamos todo o processo de fabricação de motores e geradores.
História
A WEG surgiu da idéia e força de vontade de três grandes homens e amigos Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, que se uniram com o objetivo de construir motores elétricos.
Eles fundaram a empresa em setembro de 1961, na época não havia muitos fabricantes de motores, um mercado prestes a emergir. A WEG era constituída de torno de20 colaboradores e tinha um capital do valor de três Fuscas da Volkswagen, já hoje é a maior fabricante de motores elétricos do mundo uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos como, geradores, transformadores, equipamento eletrônico para controle, tinta e verniz isolante. A WEG possui inúmeras fábricas espalhadas por diversas cidades no Brasil, como Gravataí, Blumenau, Guaramirim, Itajaí, Joaçaba, São Paulo, São Bernardo do Campo, Hortolândia, Manaus e Linhares. Além disso, a empresa tem fábricas instaladas pelo mundo, na Argentina, no México, em Portugal, na África do Sul, China, Índia, Alemanha e EUA. Hoje a WEG conta com aproximadamente 25000 colaboradores.
Parque Fabril I
O parque Fabril I se encontra no centro da cidade de Jaguará do Sul, ao chegarmos lá fomos recepcionados com uma palestra de um dos funcionários da WEG, então visitamos o centro de treinamento localizado neste mesmo parque.
Na palestra foi explicada a história da WEG, desde sua criação até os dias atuais, também nos foi mostrado os ramos de produção, a localização e o ramo de todas as sedes da empresa e foi explicado um pouco sobre