WEBAULA 1
Unidade 1 – Tóp1.1 Algumas propostas metodológicas
Dentre as várias tendências pedagógicas do ensino, vamos comentar apenas duas que estão bastante relacionadas ao ensino de ciências, pois nosso objetivo não é dar ênfase ao estudo das tendências, mas a alguns procedimentos metodológicos do ensino de ciências.
O modelo tradicional de ensino
Nesse modelo o professor atua como um transmissor de conhecimento. Ele detém o conhecimento e o aluno, é um receptor de conceitos. Nessa visão de ensino, o aluno é considerado como uma tabula rasa, isso quer dizer que o aluno não tem nenhum conhecimento dos conteúdos antes de terem acesso ao ensino formal. Esse modelo de ensino ocorreu principalmente até a década de 1950, mas atualmente, ainda é frequente em nossas escolas. A visão de ciências apresentada ao aluno era de que o conhecimento científico era absoluto, imutável e inquestionável. Nesse período, desconsideravam-se as relações entre a ciência e a tecnologia.
Vamos pensar em uma situação prática que ocorre em nas salas de aula e que ilustram bem esse modelo.
Laura é professora da segunda série de uma escola municipal. Ela cumpre o programa e número de aulas semanais estabelecidos para cada disciplina. Para ciências a proposta curricular são duas aulas semanais. Para desenvolver as aulas ela utiliza bastante o livro didático. Em suas aulas de ciências ela desenvolve sempre a seguinte metodologia:
Faz a leitura dos capítulos com os alunos;
Faz um resumo no quadro para os alunos copiarem;
Abre um momento para os alunos fazerem perguntas para esclarecerem as dúvidas;
Para finalizar o conteúdo, pede aos alunos que façam as atividades do livro texto em seus cadernos;
Eventualmente prepara para seus alunos lista de exercícios para resolverem as atividades, como caça palavras, labirinto, etc.
Veja que neste exemplo, a metodologia tradicional utilizada pela professora, faz com que os alunos apenas reproduzam os conhecimentos “prontos e inquestionáveis” que estão