WEBAULA 1
Unidade 2 – Empreendedorismo e Plano de Negócios
ELABORANDO O PLANO DE NEGÓCIOS
Através do Plano de Negócios o empreendedor poderá planejar suas ações, tomar as decisões e determinar as ações da sua empresa, identificando os riscos e ameaças, propondo medidas para minimizá-los, verificar as oportunidades, pontos fortes e pontos fracos em relação ao seu concorrente e o ambiente em que está inserido.
No Plano de Negócios deverão constar as informações necessárias para a avaliação da evolução do empreendimento, iniciando com as mais pessoais, as informações do empreendedor, para que seja traçado o seu perfil, seu interesse, objetivos e outros.
Também deverá conter: o nome do projeto ou da empresa; resumo do projeto (será a última parte) relatando os propósitos do Plano de Negócios e os objetivos da empresa; levantamento completo sobre o mercado em que a empresa será (ou está) inserida, relatando as necessidades do cliente, informações referentes ao fornecedor e identificar os concorrentes diretos.
É preciso ainda realizar a descrição da empresa, relatar seus pontos fortes e fracos – sugerindo ações para maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos; explicar o porquê do produto ou serviço ou a mudança empresarial proposta obterem sucesso – informando as suas oportunidades e localização da empresa – relatando se o local é estratégico, permite alterações (se permitir, quais serão realizadas).
IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS
O Plano de Negócios pode e deve ser usado por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo um caminho logico e racional. Mas apenas a razão e o raciocínio logico não são suficientes para determinar o sucesso do negócio, pois a arte de administrar não seria mais arte, e assim não passaria de seguir uma atividade preestabelecida, onde o administrador nunca utilizaria o seu feeling de administrador.
O Plano de Negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos