Relatorio Fabricia curva de calibra ao do feIII

1521 palavras 7 páginas
CENTRO EDUCACIONAL SANTA EDWRGES - CESE
CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

Curva de Calibração do Fe III por Espectrofotometria

João Monlevade
Agosto/ 2012
GABRIELA, KELLEN E LARISSA

Curva de Calibração do Fe III por Espectrofotometria
ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO 4
2 - OBJETIVOS 6
2.1 - Objetivo Geral 6
2.2 - Objetivo Específico 6
3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
3.1 - Materiais 7
3.1.1 – Vidrarias e Equipamentos 7
3.1.2 - Reagentes 7
3.2 – Metodologia 7
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5 – CONCLUSÕES 12
6 – REFERÊNCIAS 13

1 – INTRODUÇÃO

A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infra-vermelho. A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultravioleta ao infra-vermelho no espectro da radiação eletromagnética.
O espectro visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 nm. Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda, e pode-se fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática.
O espectrofotômetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda. O conjunto das absorvâncias aos vários comprimentos de onda para um composto chama-se espectro de absorção e varia de substância para substância. Uma vez que diferentes substâncias tem diferentes padrões de absorção, a espectrofotometria permite-nos identificar substâncias com base no seu espectro. Permite também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.
A absorvância de luz é baseada em dois princípios. O primeiro determina que a absorção é tanto maior quanto mais concentrada for a solução por ela atravessada, enquanto que o segundo determina que a absorção

Relacionados