Descri O E Classifica O Dos Movimentos De Fluidos
Movimentos de Fluidos
Descrição e Classificação dos
Movimentos de Fluidos
Viscosidade é a medida da aderência interna do fluido. É causada por forças coesivas entre moléculas num liquido e por colisões moleculares nos gases.
Os escoamentos em que os efeitos do atrito são significativos chamam – se escoamentos viscosos.
A região de escoamento afastada de ambos os lados da placa e não afetada pela presença da placa é a região de escoamento não viscoso.
Descrição e Classificação dos
Movimentos de Fluidos
O movimento altamente ordenado dos fluidos caracterizado por camadas suaves do fluido é denominado
LAMINAR. A palavra laminar origina – se do movimento de partículas adjacentes do fluido agrupadas em
“lâminas”. O escoamento dos fluidos de alta viscosidade como óleos com baixa velocidades é tipicamente laminar. O movimento altamente desordenado dos fluidos que ocorre em velocidades altas e é caracterizado por flutuações de velocidade é chamado de TURBULENTO.
Descrição e Classificação dos
Movimentos de Fluidos
É quando para uma seção constante, o vetor velocidade tem suas características ( direção, módulo e sentido) iguais em todos os pontos do fluido. É o inverso do anterior. É quando as características do vetor velocidade são distintas para pontos diferentes do fluido. Descrição e Classificação dos
Movimentos de Fluidos
É quando um fluido em escoamento por um tubo ou ducto estiver inteiramente limitado por superfícies sólidas. É quando o escoamento não tem limitações quanto a superfície, tal como uma placa ou um arame.
Descrição e Classificação dos
Movimentos de Fluidos
É quando ocorre variação considerável do volume de uma porção de fluido, liquido ou gás. Pequenas variações de densidade dos líquido correspondentes podem ainda ter conseqüências consideráveis.
É quando a variação da densidade é aproximadamente desprezível em todos os pontos durante um escoamento, ou seja, é quando a porção do fluido permanece inalterada