WEBAULA 1
Unidade 1 – Conceitos Básicos APRESENTAÇÃO
Todos sabemos que o computador é um equipamento eletrônico, que possui muitos acessórios eletrônicos e que sua principal função é receber dados de entrada pelos periféricos de entrada (ex.: teclado, mouse), executar o processamento solicitado pelo usuário de acordo com sua necessidade e mostrar o resultado deste processamento para o solicitando por meio de periféricos de saída, sejam relatórios na maioria das vezes (ex.: relatórios impressos ou em tela).
De acordo com Stair e Reynolds (2006), hardware é nome atribuído a este equipamento computacional responsável por executar a entrada de dados, o processamento desses dados e a saída destes.
Antes de falarmos sobre a geração deste computadores, é necessário que se entenda o que é técnica e o que é tecnologia.
Técnica e a tecnologia estão presentes no cotidiano de todo ser humano e ocupam um papel relevante para a evolução da sociedade e todas as organizações como um todo. Pode-se dizer que a técnica é “construir uma maneira de manejar, um conhecimento que possa produzir aperfeiçoamento com o objetivo de facilitar determinado trabalho”.
A técnica é todo conhecimento empírico acumulado ao longo de todos os anos e ao longo das experiências acumuladas entre pessoas, organizações. Com tanta interação, a técnica está sempre sendo aprimorada e modificada. Segundo Zawislak (1994), a Técnica “é uma ação ou conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade, não incluindo estudo das razões de funcionamento desta ação. Sendo assim, um conhecimento empírico, nascido, mantido e reproduzido na própria ação, ou seja, o conhecimento da técnica é o resultado das nossas experiências”.
Um bom exemplo sobre técnica são as técnicas de plantio, de caça (onde utilizava-se arco e flecha).
A partir deste conceito chega-se à Tecnologia, que nada mais é que a técnica evoluída. A tecnologia é fruto de ideias do passado e que ao longo dos anos foram edificadas,