Webaula 1 Engenharia De Software
WEBAULA 1 1.0 INTRODUÇÃO
PROFISSIONAL DE SOFTWARE
O maior desafio hoje em empresas desenvolvedoras de software está no fato de que os profissionais ainda não implementam, em sua grande parte, ações características do Engenheiro de Software. Nesta webaula, primeiramente discutiremos aspectos básicos deste profissional, estudando o desenvolvimento profissional e também os aspectos éticos na engenharia de Software.
O desenvolvimento profissional de software está ligado aos inúmeros usuários que escrevem os programas, podendo ser pessoas envolvidas com negócios que os escrevem para simplificar seu dia a dia, ou engenheiros e cientistas para processar seus dados experimentais, aqueles que escrevem como hobby apenas por interesse próprio e diversão, e aqueles que desenvolvem profissionalmente, cujo software tem um propósito específico de negócio ou para inclusão de outros dispositivos etc.
Sempre que tratamos de software algumas perguntas sempre surgem, tais como:
O que é software?
Quais são os atributos de um bom software?
O que é engenharia de software?
Quais são as principais atividades de engenharia de software?
Qual é a diferença entre engenharia de software e ciência da computação?
Qual é a diferença entre engenharia de software e engenharia de sistemas?
Quais são os principais desafios da engenharia de software?
Quais são os custos da engenharia de software?
Quais são as melhores técnicas e métodos de engenharia de software?
Quais diferenças foram feitas pela internet na engenharia de software? Dica:
A resposta às perguntas acima se encontra no livro Engenharia de Software, 9ª edição, do autor Ian Sommerville, disponível na biblioteca digital.
O software profissional inclui técnicas para especificação, projeto, implementação e implantação que geralmente não são relevantes ao desenvolvedor pessoal.
Comumente, as pessoas associam um software como um programa de computador qualquer, porém a engenharia de software não trata