TRABALHO N2
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: NAYRA KARINNE
ALUNOS: MARIANA DO VALE
GABRIEL BANDEIRA
ALAN PEREIRA
DONIZETE TAVARES
GUSTAVO LOPES
GEAN CARLOS
PEDRO DINIS
AYRTON SENNA
RAFAEL PAVETITS
ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA
TEORIA BUROCRÁTICA
Goiânia, 30 de Abril de 2015
O que é Burocracia?
Segundo Max Weber, a Burocracia é a organização legal, formal e racional por excelência. Ela foi criada com a finalidade de organização para o trabalho do administrador. O ponto de partida para essa criação foi por volta do ano de 1940 em função dos seguintes aspectos:
- A Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas são contraditórias e ambas não possuem uma abordagem sobre os problemas organizacionais. Possuem pontos de vistas diferentes e incompletos sobre a organização, necessitando assim de uma visão mais ampla.
- A necessidade de um modelo de organização capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, tanto nas formas de organização humana e principalmente às empresas.
- Com o passar do tempo o crescimento complexo das empresas foi exigindo um novo modelo de organização administrativas bem definidas. Funcionários escalados para diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos. Administradores no auto da pirâmide e operários na base. Execução de tarefas específicas e controle, tanto a Teoria Clássica quanto a Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para com o novo tipo de organização.
Tipos de Sociedade
Para Weber, a sociedade era distinguida em três tipos: tradicional, carismática e burocrática e/ou racional.
- Sociedade Tradicional: têm como característica suas raízes, que passam de geração em geração, costumes e vivência com a sociedade.
Exemplo: Familiares, amigos(...)
- Sociedade Carismática: sua característica principal é o mesmo enfoque, pensamento em busca pelos mesmos objetivos. Uma visão mais centralizada.
Exemplo: partidos