Waldemar Cordeiro
Nasceu na Itália, em 1923 , filho de uma italiana e um brasileiro tendo então nacionalidade brasileira. Estudou na Academia de Belas Artes de Roma. Em 1946 veio para o Brasil, onde começou trabalhando como crítico de Arte. era um artista plástico, designer, ilustrador, paisagista, jornalista e crítico de arte.
Teve uma trajetória artística pontuada por vários impasses que marcaram a arte: começou por uma fase expressionista, incorporou elementos do cubismo e ensaiou composições abstratas informais, que se tornaram geométricas, sinalizando sua adesão aos princípios construtivos.No início dos anos 50, Cordeiro formula e assina, juntamente com os artistas de São Paulo, o manifesto Ruptura, em 1952.Neste momento, o artista rejeita a ideia de arte como representação e passa a entendê-la como processo de conhecimento.
Na década de 60, ele começa a rever criticamente o concretismo e passa a adotar elementos ready-made, da pop art e da arte cinética.
Em 1968 abandona a produção de objetos e passa a se dedicar à investigação das possibilidades de utilização artística do computador. Cordeiro via a arte eletrônica como uma consequência lógica da arte concreta.
Em 1963, Cordeiro falece, interrompendo assim suas pesquisas sobre as potencialidades artísticas dos meios eletrônicos.
Morreu em São Paulo em 1973. Waldemar Cordeiro era um artista plástico, designer, ilustrador, paisagista, jornalista e crítico de arte. Nascido em Roma e filho de uma italiana e um brasileiro, tendo então nacionalidade brasileira. Estudou no Liceu Tasso e na Accademia di Belle Arti.
Características principais do Concretismo:
-Elaboração artística em busca da forma precisa;
-Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;
- Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
-União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;
-Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;