Vôlei
O vôlei foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços) Willian George Morgan.
Os principais fundamentos do vôlei
Saque – Um dos jogadores coloca-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária.
Passe – É o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em uma última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto.
Manchete – É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem embaixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.
Levantamento – Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.
Ataque – O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados, salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.
Bloqueio – O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária.
Defesa – A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário.
Grandes conquistas do Brasil no Vôlei As grandes conquistas