Vôlei
Origem do Vôlei
O voleibol foi criado na cidade de Hoyoke em Massachusets nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Seu nome original era Mintonette depois foi considerado como Vôlei que se espalhou rapidamente em todos os cantos do mundo.
Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores de modo que minimizassem os riscos de lesões. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Assim como o Futebol o Vôlei é um dos esportes mais praticados no mundo.
Os fundamentos do Vôlei
É um esporte que envolve bastante o trabalho em equipe, e são necessários 12 jogadores divididos entre dois times, sendo que a rede os separa. Entre os fundamentos do vôlei podemos destacar o saque, recepção, toque e levantada, ataque, cortada e bloqueio.
Saque: que é na verdade o início, é quando o time joga a bola para o adversário estando fora da quadra. É na verdade considerado um ataque.
Recepção ou manchete: uma técnica utilizada com os braços para receber a bola, fazendo o levantamento para outro jogador ou jogando para o campo do adversário. Para fazer a manchete é importante estar com as mãos juntas e os braços esticados. A perna normalmente fica flexionada para melhor fazer o lance.
Toque e levantada: Essa é a parte que os jogadores recebem a bola, fazendo a levantada para que outro jogador possa fazer a cortada, ou fazendo com que a bola vá à direção desejada.
Ataque: O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.
Ataque do fundo: ataque realizado por um jogador que não se encontra na rede. O atacante não pode pisar na linha de três metros ou na parte frontal da