engenharia
- História da Evolução da Qualidade
1º etapa (1900) - CONTROLE DA QUALIDADE PELO OPERADOR - Um trabalhador ou um grupo de trabalhadores era responsável pela fabricação de um produto por inteiro, que permitia que cada um controlasse a qualidade de seu serviço.
2º etapa (1918) - CONTROLE DA QUALIDADE PELO SUPERVISOR – Um trabalhador assumia a responsabilidade da qualidade da equipe, tomando das ações e executando as tarefas onde fosse necessário e conveniente em cada caso.
3º etapa (1937) - CONTROLE DA QUALIDADE POR INSPEÇÃO – Essa fase surgiu coma finalidade de definições de padrões de qualidade de peças, componentes, ferramentas e outros materiais.
4º etapa (1960) - CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE - Essa etapa através da variabilidade na indústria, por sempre ocorrer uma variação de matéria-prima, operários, equipamentos etc. A questão era separar as variações aceitáveis para que indicassem problemas, assim surgiu o controle estatístico de qualidade na utilização da produção como fluxograma, folha de verificação, diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão e Carta de Controle.
5º etapa (1980) - CONTROLE DA QUALIDADE – A qualidade passou para um método mais amplo, o gerenciamento. Porem o principal objetivo continuou que era prevenir e atacar os problemas.
Definições de qualidade
Qualidade é considerado como um conceito subjetivo, é como um modo de ser, é a propriedade de qualificar, os mais diversos de serviços, objetos, indivíduos. E também era relacionada a percepção de cada individuo, cultura, produtos ou serviços prestados, levando em consideração a necessidade e expectativa influenciam diretamente nessa definição.
Custo da