Vôlei
Laís Maria da Silva Lima
TRABALHO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
VOLEIBOL DE PRAIA
Novembro de 2013 – Marechal Deodoro
IFAL - Instituto Federal de Alagoas
Laís Maria da Silva Lima
1° A de Meio Ambiente
TEMA: Voleibol de Praia
Novembro de 2013 – Marechal Deodoro
INTRODUÇÃO:
O voleibol de praia é um esporte diretamente derivado do voleibol de quadra, cuja estrutura do esporte é a mesma do voleibol tradicional: uma quadra dividida em duas partes por uma rede. As duas grandes diferenças é que o voleibol de praia é jogado em solo de areia, e sua equipe pode ser formada por dois a quatro jogadores.
DESENVOLVIMENTO:
O vôlei de praia é uma adaptação do voleibol, normalmente disputado em quadra, para as areias. A modalidade esportiva surgiu na década 20 na praia de Santa Mônica na Califórnia - EUA, no entanto, era disputada apenas como prática de lazer entre os moradores locais. Sua chegada ao continente europeu teria se dado em meados da década de 30. No Brasil, há relatos de partidas em praias do Rio de Janeiro na década de 1950. Na década de 40, começaram a ser feitos torneios amadores e, na década de 70 ocorreram os primeiros torneios profissionais. No entanto, o voleibol de praia apenas passou a integrar o quadro olímpico em 1992, nos Jogos de Barcelona, como esporte de demonstração. O esporte passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos como esporte de competição em 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. O time tem direito a três toques para retornar a bola, incluindo o contato com o bloqueio. A bola é