Vírus influenza
Características gerais: ■ Família Orthomyxoviridae ■ Principal determinante de morbidade e mortalidade causadas por doenças respiratórias ■ Alta mutabilidade e elevada freqüência de rearranjo genético ■ São conhecidos 3 sorotipos: A, B e C ■ Verifica-se ocorrência contínua de alterações antigênicas no A; em menor grau, no grupo B e o vírus C parece ser estável ■ Antigenos de superfície: H(hemaglutinina), N( neuraminidase) ■ + importante é a Influenza A
■ Influenza A tem subtipos: ■ - H3 N2, H1N1[comum em humanos]
■ - H7 N7 [aves 2003 , Holanda]
■ - H5 N2 [ vacina p/ aves]
■ - H9 N2 [ caso humano em Hong Kong, China, 2003]
■ - H5(qde de mutação para hemaglutinia N1(qde de mutação para neuraminidase [a cepa + preocupante] ■ Derivação antigênica(Antigenic drift)--> Mutações que acontecem em qualquer parte do segmento ■ Mudanças nas proteínas por mutação num ponto[Locus] e seleção; pressão devido a vacina cada ano.
■ Genes codificadores de HA e NA acumulam mutações
■ Resposta imune não protege totalmente
■ Gera epidemias esporádicas
MUDANÇAS ANTIGÊNICAS (“ANTIGENIC SHIFTS”) ■ “novas” proteínas HA ou NA pela natureza segmentada do genoma e rearranjos gênicos em co-infecções por diferentes subtipos.
■ Anticorpos pré-existentes não protegem.
■ Podem gerar pandemias. ■ Mudanças nas proteínas através da recombinação (reassortment)genética ; produz diferentes vírus não cobertos pela vacina anual.
■ Esférico ( 90-100 nm de diâmetro) RNA unifilamentar (com 8 ou 7 segmentos). ■ A maioria dos segmentos codifica uma proteína. Dois dos segmentos vão codificar uma proteína que é a hemaglutinina (HA) e uma outra que é a neuraminidase (NA Constituem os antígenos que determinam a variação antigênica do vírus e a