Trabalho de quimica
Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.
Índice [esconder]
1 Métodos de separação de misturas
1.1 Peneiração
1.2 Levigação
1.3 Decantação
1.3.1 Centrifugação
1.3.2 Dissolução fracionada
1.4 Evaporação
1.5 Destilação simples
1.5.1 Destilação fracionada
1.6 Catação
1.7 Flotação
1.8 Ventilação
1.9 Fusão fracionada
1.10 Sublimação
1.11 Separação magnética
1.12 Separação por solução e filtragem
1.13 Sifonação
1.14 Homogêneos
1.15 Heterogêneos
1.16 Fases
Métodos de separação de misturas
Peneiração
Na peneiração separa-se grãos menores de maiores com o auxílio de uma peneira (conhecido também como tamis). Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha.
Ex: Areia fina da areia grossa
Levigação
Levigação é um método de separação de sistemas heterogêneos de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma