Vírus da Gripe
O que é?
A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza. É altamente contagiosa, infectando o trato respiratório (nariz, garganta, pulmões e ouvidos) e causando febre, calafrios, dores musculares e prostração – congestão nasal, ausência de febre e dor de cabeça é resfriado, e não gripe.
Mamíferos e aves podem ser infectados pelo vírus da gripe. A maioria dos que contraem gripe se recupera completamente dentro de duas semanas. Contudo, alguns indivíduos podem desenvolver complicações médicas graves e potencialmente fatais, como a pneumonia.
O vírus influenza geralmente é transmitido em surtos epidêmicos por meio de gotículas de secreção que chegam às vias respiratórias pelo ar. Ao atingir o núcleo das células, duplica-se, formando novos vírus que repetirão o processo no organismo. O vírus da gripe pessoas de todas as idades, embora se manifeste de forma mais severa em crianças pequenas, idosos e indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como portadores de doenças crônicas ou transplantados.
Pela sua capacidade de mutação, produzindo diferentes tipos e estirpes, um indivíduo nunca estará completamente imune à doença. Contudo, a vacinação – injeção de organismos inativos de diferentes cepas no músculo para induzir a resposta imune específica – oferece uma proteção considerável ou redução dos sintomas caso a infecção ocorra. Para isso, a imunização deverá ser realizada entre uma e quatro semanas antes.
Ao longo da História, pelo menos quatro epidemias de influenza foram desastrosas em termos de saúde pública. A mais letal foi a chamada gripe espanhola, que causou a morte de mais de 50 milhões de pessoas em todo o planeta com manifestações graves como hemorragias de membranas mucosas, sangramento dos ouvidos, pneumonia e complicações decorrentes de edemas no pulmão.
Em 2009, a Organização Mundial da Saúde mobilizou uma campanha agressiva de prevenção ao vírus influenza A H1N1 (primeiramente conhecido como “gripe suína”, por ser