Virus da gripe
O vírus da gripe está no topo de uma família de vírus chamada orthomyxo (myxo é a palavra grega para "mucosa"- o meio de transmissão). Existem três tipos:
• O Influenza A causa a maioria das gripes comuns e todas as pandemias. Ele sofre mutações rapidamente, em poucos anos, e é capaz de cruzar entre mamíferos (incluindo humanos) e pássaros, que são seus hospedeiros naturais.
• O Influenza B infecta humanos (principalmente crianças) e sofre mutações de forma mais lenta que o tipo A. Pode causar epidemias (surtos regionais), mas não pandemias.
• O Influenza C é raro. Infecta apenas humanos e suínos (porcos e javalis), e sofre mutações lentamente.
Todos os três vírus são, em seu núcleo, um punhado de genes de RNA (ácido ribonucleico). Uma bolsa de gordura ao redor do RNA permite que o vírus deslize facilmente para dentro das células do hospedeiro. A bolsa é salpicada por duas proteínas duras que a mantém unida e caracterizam o vírus da gripe:
• a hemaglutinina (HA), que tem forma de grampo para se prender aos receptores das células do hospedeiro.
• a neuraminidase (N) atua como fragmentos de vidro para que os vírus recém-chegados possam clivar sua saída da célula.
O Influenza A tem inúmeros subtipos que recebem os nomes dessas duas proteínas, como H1N1 e H3N2. (Influenza B e C não têm subtipos.) Os números indicam mutações nas faces dos pinos de proteínas. Por exemplo, uma variação na sequência