32567986443123
3518 palavras
15 páginas
GRIPEO agente da gripe recebeu o nome de vírus influenza, certamente em homenagem à antiga Crença (apesar de errada) a qual julgava-se que a gripe era causada por influência dos astros. No entanto, na língua portuguesa, é mais aconselhável utilizar a designação da doença que o vírus provoca, uma vez que influenza é a tradução para o inglês de gripe. Assim, deverá ser chamado vírus da gripe e só a designação do gênero a que pertence recebe o nome de Influenzavirus. A compreensão da gripe impõe a descrição das três principais características da ecologia do vírus. Primeira característica: as aves são o reservatório natural dos vírus. Todos os vírus da gripe têm nas aves a forma de persistirem na natureza em equilíbrio com ela. Segunda: o vírus pode infectar diversos hospedeiros. Outras espécies de aves e outras classes, nomeadamente mamíferos, incluindo seres humanos, podem ser infectados. Terceira: as estruturas antigênica e genética do vírus da gripe estão em constante variação.
TIPOS DE INFLUENZA Fontes históricas comprovam a existência deste vírus desde a antiga Grécia (por volta de 430-427 a.C, ), Hipócrates, conhecido como o “pai da medicina,” descreve uma"praga" que causou elevada taxa de mortalidade na cidade de Atenas. Presume-se que a gripe terá complicado por infecção a estafilococo, resultando em sépsis, síndrome de choque tóxico e morte.
Surtos de gripe longo dos tempos:
1901 - Identificado o primeiro vírus da gripe - foi identificado em galinhas durante a epidemia que afetou estas aves em 1901.
1918 - A “gripe espanhola” ou “gripe suína” foi uma pandemia causada por vírus da gripe tipo A. Esta pandemia provocou aproximadamente 500 000 mortes nos Estados Unidos e 20 milhões de mortes no mundo inteiro.
1931 - Isolamento de vírus da gripe nos suínos em 1931, que se acreditava ter sido