Válvulas de expansão
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
Válvulas de Expansão
Máquinas Térmicas
Santa Maria
09 de Julho de 2013
Válvula de Expansão Termostática
As Válvulas de Expansão Térmica são dispositivos de precisão projetados para regular a quantidade de líquido refrigerante que escoa para o evaporador na proporção exata à taxa de evaporação do líquido no evaporador.
A Figura mostra o esquema de uma válvula de expansão termostática.
Dentro do bulbo contém fluído frigorífico saturado do mesmo tipo que o utilizado no sistema frigorífico, que é conectado com a parte superior do diafragma através de um tubo capilar e deve ser posicionado juntamente com a tubulação de saída do evaporador, bem próximo ao desenho acima. A saída da válvula é conectada com a tubulação de entrada do evaporador.
1- Quando o refrigerante passa através do orifício da válvula a sua pressão é reduzida até a pressão de vaporização. O refrigerante líquido escoa através do distribuidor e dos tubos do evaporador, se vaporizando a medida que recebe calor.
2- Em uma determinada posição ao longo do comprimento dos tubos, todo o refrigerante líquido já se vaporizou. Assim, quando o refrigerante alcança a saída do evaporador ele apresenta um pequeno grau de superaquecimento, com relação à temperatura de saturação, para a pressão de vaporização.
3- Se a carga térmica aumentar, mais refrigerante se vaporiza. Conseqüentemente a posição do ponto onde termina a vaporização do refrigerante se move em direção à entrada do evaporador.
4-Isto causa aumento do superaquecimento do refrigerante, o que está associado a um aumento de temperatura na região onde está instalado o bulbo da válvula.
5- Como dentro do bulbo existe refrigerante saturado, este aumento de temperatura provoca um aumento de pressão no interior do mesmo e na parte superior do diafragma, o que move a agulha obturadora para baixo, abrindo a válvula e aumentando a