dispositivo de espansão
Setembro 2013
Mário José Steiner
Samuel Carlos dos Santos
Marcio Augusto Schwingel
Introdução:
Analise e descrição dos vários modelos de dispositivos de expansão, suas aplicações e principais características. História:
O ciclo de compressão de vapor ou ciclo de
Kelvin foi idealizado por Lord Kelvin e é o mais utilizado, tanto na refrigeração domésticos como em grandes sistemas de refrigeração industrial.
1) Função:
A função de qualquer dispositivo medidor é modular até certo ponto o fluxo de refrigerante da linha líquida para o evaporador mantendo um equilíbrio entre o efeito de refrigeração e a carga térmica do espaço condicionado e também manter a diferença de pressão entre os lados alta e baixa do sistema de refrigeração.
2) Dispositivos:
Tubo
Capilar;
Válvula de expansão manual;
Válvula bóia de alta pressão;
Válvula bóia de baixa pressão;
Válvula de expansão automática;
Válvula de expansão termostática;
Válvula de expansão termostática de equalização interna;
Válvula de expansão termostática de equalização externa;
Válvula de expansão elétrica;
Válvula de expansão eletrônica.
Tubo Capilar
O refrigerante líquido que entra no tubo capilar perde pressão à medida que escoa por ele, em virtude do atrito e da aceleração do fluido, resultando na evaporação de parte do refrigerante. Tubo Capilar
Válvula de Expansão Manual
É operada de forma manual, para aumentar o fluxo do refrigerante para o evaporador, a válvula é aberta, enquanto que para diminuir, a válvula é fechada.(abertura ou fechamentos relacionados a carga térmica e temperatura desejada)
Válvula de Expansão Manual
Válvula Bóia de Alta Pressão
É colocada no lado de alta pressão do sistema e imersa no líquido a alta pressão, e é nesse nível que este dispositivo efetua o controle.
Válvula Bóia de Alta Pressão
Válvula Bóia de Baixa Pressão
Nesse dispositivo a bóia do flutuador é