Valvula de expansao
•
Localizada no tubo de alta pressão, entre o depósito/desumidificador e o evaporador, a válvula de expansão separa o lado da alta pressão do lado da baixa pressão no circuito do refrigerante.
•
Controlando o caudal de refrigerante que entra no evaporador, assegura que o refrigerante líquido se evapora completamente, de forma a que só regresse ao compressor vapor de refrigerante.
•
As válvulas de expansão não se podem regular e substituem-se como unidade completa.
Funcionamento - tipo válvula de bloco
•
A válvula de expansão deste tipo é composta por cabeça de diafragma [5] e corpo da válvula. O refrigerante proveniente do depósito/desumidificador [1] passa através do orifício inferior e é injetado em quantidades medidas com precisão. A medição é efetuada por um sensor [4] e uma câmara de diafragma [6] enchida com uma pequena quantidade de refrigerante.
•
O sensor [4] monitoriza a temperatura do vapor de refrigerante que regressa do evaporador [7]. Quando a temperatura aumenta, o sensor aquece o refrigerante líquido que se encontra na câmara de diafragma. O refrigerante expande e o diafragma empurra uma corrediça de válvula [2], o que impele a esfera [9] para baixo, contra a pressão da mola [10], afastando-a da sede da válvula. Desta forma o caudal de refrigerante para o evaporador aumenta [8]. A válvula de esfera volta a fechar assim que a temperatura no evaporador baixa e o refrigerante na cabeça de diafragma arrefece. O vapor de refrigerante regressa ao compressor através da ligação [3].
Funcionamento - válvula termostática
•
A válvula de expansão tipo termostática (TXV), com lâmpada térmica [2], encontra-se colocada diretamente na entrada do evaporador. O refrigerante em estado líquido a alta pressão proveniente do depósito/desumidificador entra na válvula pelo ponto [4] e atua contra a válvula carregada por mola [6] para ser injetado no evaporador [5].
•
No tubo de baixa