Dirceia
CICLO FRIGORÍFICO: COMPRESSÃO, CONDENSADOR, EVAPORADOR, VÁLVULAS E DISPOSITIVOS DE EXPANSÃO.
CICLO FRIGORÍFICO: COMPRESSOR, CONDENSADOR, EVAPORADOR, VÁLVULAS E DISPOSITIVOS DE EXPANSÃO.
Trabalho apresentado como pré-requisito para conclusão da disciplina de Refrigeração e Cadeia do Frio no curso de Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso.
Professor: Lara Covre
Barra do Bugres
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1. COMPRESSOR 8
2.2. CONDENSADOR 9
2.3. EVAPORADOR 11
2.4. DISPOSITIVOS DE EXPANSÃO 13
2.4.1. Tubos Capilares 13
2.4.2. Válvula de Expansão Termostática 14
2.4.3. Válvulas de Expansão Eletrônicas 15
2.4.4. Válvula de boia 15
2.4.5. Válvula de Expansão de Pressão Constante 16
3. CONCLUSÃO 18
4. REFERÊNCIAS 19
1. INTRODUÇÃO
No século XIX o homem encontrou a característica criogênica de gases: a capacidade de remover calor de um sistema quando submetido à expansão. E com isso começou a fazer gelo, industrialmente, em ampla escala. A partir desse período, então, tem princípio a atividade comercial de conservação de alimentos em ampla escala. Não havia, sequer, os grandes armazéns frigoríficos, mas sim as fábricas de gelo. Nos campos comerciais e residenciais este gelo industrial era aproveitado para fazer essa conservação dos alimentos em pequena escala. (ciclo)
Os gases refrigerantes usados neste começo da história da refrigeração eram a amônia, o dióxido de enxofre e o cloreto de metil. A refrigeração era, assim, um método perigoso: explosível, inflamável e tóxico! Além do que, precisavam de pressão elevada para alcançar a capacidade criogênica indispensável à fabricação econômica de gelo. Os compressores frigoríficos de então, dada o limite tecnológico da época, eram tidos como máquinas perigosas, sujeitas a detonação. (ciclo)