Vácuo
POR: TIAGO RODRIGUES MIRANDA DE AGUIAR
O QUE É O VÁCUO?
O vácuo é a ausência de matéria em certa região do espaço. Matéria e tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso ou massa invariante. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possui massa.
O vácuo perfeito não é possível na natureza, ainda que ocorram situações muito próximas dele (por exemplo, no espaço intergaláctico), pois o vácuo perfeito teria sua pressão zero.
Na física, um vácuo parcial em certa região do espaço pode ser quantificado referindo-se a pressão naquela região, e essa unidade de pressão é chamado pascal (Pa) no sistema internacional de unidades (SI). A pressão também pode ser expressa como uma porcentagem da pressão atmosférica usando o bar ou a escala barométrica. Pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície.
MAS AFINAL COMO CRIAR UM VÁCUO DE ENERGIA?
Ao criar-se um vácuo parcial de energia, a matéria no volume sendo evacuada flui diferentemente sob pressões diferentes, numa forma baseada na teoria de gases rarefeitos.
Inicialmente, uma bomba de vácuo pode ser usada para remover o material. É um aparelho destinado a produção de vácuo ou a redução adicional de pressão de um Vácuo já existente.
Como as moléculas interagem entre si, elas empurram as suas vizinhas naquilo que se designa por fluxo viscoso. Quando a distância entre as moléculas aumenta, as moléculas interagem com as paredes da câmara mais frequentemente do que outras moléculas e as extração por compressão já não é efetiva.
Nesta altura, o sistema entrou num estado chamado de regime molecular, onde a velocidade de cada molécula é aproximadamente aleatória. Métodos para remover o gás permanecente incluem os seguintes:
1. Converter as moléculas de gás ao seu