recicladora de alumínio
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
INTRODUÇÃO O alumínio teve uma excelente aceitação no mercado nacional inovando o setor da embalagem no país. Essa aceitação não é por acaso e sim devido a uma série de fatores vantajosos para os consumidores, como para os produtores em relação a outras embalagens. Entre as vantagens dessa embalagem podemos citar:
A excelente barreira contra a luz e a água e permitir o resfriamento mais rápido (gerando economia de energia elétrica);
Custos menores com o transporte e estocagem;
Facilidade de pintura externa, permitindo arrojados e criativos designers de rótulos;
Grande maleabilidade, sendo essa uma das propriedades chaves para o processamento do material;
Grande reciclabilidade, e baixíssimo custo energético se comparado à obtenção do alumínio primário;
Empilhamento simples e seguro (o fundo da lata é desenhado para proporcionar o encaixe perfeito na tampa da outra lata).
Por essas e outras características, as latas de alumínio tem ganhado lugar no mercado ano a ano, seja no mercado de refrigerantes, ou de cervejas, como mostram as Figuras 1 e 2.
Figura 1: Participação das latas de alumínio no mercado de cervejas, entre 1998 a 2003. Fonte [1]
Figura 2: Participação das latas de alumínio no mercado de refrigerantes, entre 1998 a 2003. Fonte [1]
O índice de reciclagem de latas de alumínio no Brasil é o maior do mundo. Isso se deve em grande parte aos catadores de latinhas, que as revendem para as empresas que fazem a reciclagem. As latas de alumínio têm, assim, participação na economia informal. Na Figura 3 são apresentados comparações de índices de reciclagem de latas de alumínio entre vários países.
Figura 3: Índice de reciclagem de latas de alumínio. Fonte[4]
O presente trabalho tem como objetivo aprimorar e expandir os conhecimentos na fabricação e reciclagem do alumínio, bem como analisar todos os