quimica
Introdução
O vidro é fundamentalmente um composto formado por óxidos de sílica (74%) e de sódio (12%) muito embora outros elementos tais como o sódio, cálcio, magnésio e alumínio tomem parte da composição final (Tab. XX). Segundo a definição proposta pela American Society for Testing and Materials - ASTM o vidro é um produto inorgânico de fusão, que foi resfriado até atingir condição de rigidez, sem sofrer cristalização”.
Tab. XX - Principais componentes do vidro simples e suas funções
COMPONENTE
%
FUNÇÃO
SiO2 (sílica)
74
Vitrificante
Na2O (sódio)
12
baixa o ponto de fusão da sílica
CaO (cálcio)
9
estabilidade
MgO (magnésio)
2
resistência mecânica.
Al2O3 (alumina)
3
resistência
Existem registros de que o vidro já era usado pelos povos da babilônia e pelos fenícios a pelo menos cerca de 5000 a.C. No Egito antigo, o vidro era um objeto comum (1500 a.C) e foi amplamente popularizado no mundo antigo pelos romanos (400 a.C até 300 d.C). Na idade média, foi muito usado na construção de igrejas principalmente nos vitrais (Fig.XX). No século XVI, a técnica da flutuação do vidro para a sua fabricação foi introduzida e os monopólios para a sua fabricação e comércio foram uma das bases da formação da Inglaterra como potência comercial durante a revolução industrial. Hoje, o vidro é um componente inseparável das sociedades modernas dadas as suas características e atrativos. (Tab XX).
O vidro possui uma série de propriedades físicas que o tornam um produto muito apreciado pela civilização moderna. O vidro tem uma alta durabilidade, elevada transparência, ótima resistência à água, a solventes e ácidos (exceto o HF e o H3PO4) e pode ser facilmente reciclável (embora alguns tipos de vidros não possam ser reciclados). Essas características, aliadas ao baixo preço se comparado ao alumínio, garantem a sua praticidade e versatilidade de usos (Tab. XX).
Tab. XX – Principais