a vacuo
DO VÁCUO
Resumo histórico e algumas aplicações
Roberto A. Stempniak
Sociedade Brasileira de Vácuo
FACAP/CDT – Faculdade de Ciências Aplicadas de São José dos Campos, SP stempniak@directnet.com.br SBV – SOCIEDADE BRASILEIRA DE VÁCUO
2002
APRESENTAÇÃO
1
Esta pequena apostila corresponde a um conjunto de palestras que vem sendo ministradas pela Sociedade Brasileira de Vácuo para pessoas não envolvidas diretamente com atividades relacionadas com a Ciência e a Tecnologia de Vácuo.
Trata-se de um conjunto de informações sobre a maneira pela qual os conceitos físicos e tecnológicos do vácuo se desenvolveram no decurso da História e como as atividades relacionadas com o vácuo são importantes para a vida moderna, para as atividades de pesquisa e para a própria compreensão do Universo.
No transcorrer dos tempos os conceitos sobre vácuo evoluíram e permitiram ao homem realizar aquilo que inicialmente parecia impossível: produzir um ambiente quase sem matéria. Os primeiros pesquisadores a começar pelos da Escola de Alexandria, passando por Torricelli, Pascal e tantos outros nunca imaginaram que de suas primeiras experiências viriam aplicações científicas notáveis como a compreensão do que é a atmosfera, das propriedades químicas dos materiais, da eletricidade e da própria estrutura mais íntima da matéria. Ainda hoje muitas pessoas ignoram que toda a eletrônica, sistemas de comunicações, computadores e até uma prosaica garrafa térmica dependem de sistemas de vácuo.
O público a quem é dirigido este conjunto de palestras é composto primordialmente por professores de Ciências, de Física, de Química ou de qualquer outra matéria. Muitos alunos de cursos de graduação de nossas Faculdades poderão também achá-las úteis.
É preciso que se diga que não se trata de um Curso de Tecnologia de Vácuo para pessoas que vão trabalhar com sistemas de vácuo. Trata-se tão somente de informações gerais, importantes para a formação do