VYGOTSKY
A interação tem uma função central no processo de internalização, evidente que não se adquire conhecimentos apenas com os educadores. Na perspectiva da teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky, a aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço.
É preciso atenção, entretanto, para evitar uma deturpação no que diz respeito à aplicação prática da ideia de mediação. Por acreditarem que o aprendizado se dá apenas na relação entre indivíduos, alguns educadores apressam-se em organizar aulas em que todas as atividades são realizadas em grupo. Trata-se de um entendimento incorreto do conceito, não é porque a aquisição de conhecimentos ocorre, sobretudo, nas interações que estar sempre em contato com o outro é uma prerrogativa essencial às aulas.
Vygotsky dedicou anos de tudo para compreender relações entre o pensamento e a linguagem, que levou a ser um dos seus maiores trabalhos.
Para compreender essas relações, Vygotsky buscou analisar o desenvolvimento da criança. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, ela demonstra a capacidade de resolver problemas práticos. A criança é um ser pensante, a vida pessoal e na escola será ambientes de aprendizagens. Interagir, trocar, partilhar e navegar, é uma grande ferramenta de linguagem social para o contato que possibilita a troca com o outro, permitindo que cada individuo constitua uma interação com o