A Voz do Coracao Resenha do Filme
O filme é da década de 40, exatamente 1949, após o termino da 2ª Guerra Mundial, período em que muitas mulheres foram violentadas físicas, psíquicas e muitos de seus maridos e filhos foram mortos nos combates, resultado muitas crianças nasceram frutos de tudo isso, foram abandonadas, outras entregues aos internatos.
Muitas mulheres do lar tiveram que sair a luta para sobreviverem, tiveram que abandonar a educação de seus filhos. Diante a tudo isto o filme narra a história destas crianças, ambientado em um pensionato para menores delinquentes, convivem em uma instituição como pude observar não há preocupação em ensinar, na qual o professor chamado Clément Mathieu, é narrado pelo próprio professor que demostra a sua monografia para um grande musico, mostrando ser ele mesmo o próprio Pierre. Assume a tarefa para lecionar música, mesmo sem concordar com os métodos que utilizados pela escola.
No colégio, os métodos são repressores assemelha-se a um reformatório, existe uma frase engraçada logo na entrada do colégio “FUNDO DO POÇO” como pode uma instituição educacional ter condição de trabalhar, compartilhar a aprendizagem, respeitando os seres que ali se encontram.
O diretor é um homem insiste em impor regras militares, para que os alunos apanhem toda vez que é cometido um erro. Ele se baseia na seguinte maneira: ação e reação, como correção para os alunos, tudo para que se comportem, caso contrario irão para a solitária. Método que infringe medo, repreende, tendo como resposta agressão, baixa autoestima.
As crianças do colégio tem inúmeros problemas e causam diversos problemas no internato, porém a rotina da escola é mudada com a chegada do novo professor.
O novo professor monta um coral para de esta forma manter a disciplina dos seus alunos e explorar os talentos de cada um deles. Aos poucos os internos veem suas vidas serem transformadas pela musica, e ganham cada vez mais autoconfiança.
O aluno Pierre, destaca-se a cada