Resenha A Voz do Coracao
Faculdade de Educação
EDC283 - Currículo
Referências: htt://www.curriculosemfronteiras.org http://pt.gloria.tv/?media=301416
Resenha Crítica do Filme: A Voz do Coração
Este é um filme francês de 2004, drama, que se passa na França, dirigido por Chistophe Barratier, que dura uma hora e trinta minutos, com 500 mil cópias vendidas. Conta a história de um maestro famoso chamado Pierre Morhange, que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe, chegando lá, ele encontra um diário mantido por seu professor de música antigo, Clément Mathieu o qual relembra sua infância, através desse diário de onde o filme começa desenrolando em uma escola da região.
Falar de ensino é cada vez mais necessário nos dias de hoje, pois vem se perdendo, em meio de banalização de todas as coisas, os sentidos do ensinar, de como ensinar, da dialética entre aluno e professor.
Chegando no internato encontra meninos com problemas que causam confusões o tempo todo perseguidos por um diretor rude que usa violência física para punir as travessuras das crianças.
Com os métodos inflexíveis usados pelo diretor e professores, que não concordavam, ele dizia que toda ação leva a uma reação, o novo inspetor esconde as atitudes das crianças, tornando-se responsável deles. Suas partituras foram pegas no seu armário quebrado, Clement teve uma idéia antiga de uma promessa voltar fazer música.
Ele consegue fazer daqueles meninos rebeldes um grupo de coristas talentosos, que cada dia fica mais perfeito, consegue mudar a vida daqueles meninos através da música que não tinham liberdade para nada, cantando tornou-se uma maneira de fugir da realidade de suas tristezas.
Clément representa para os meninos a única chance de levar no internato uma vida diferente, e de quebrar algumas regras para o bem dos alunos, ele mostra para todos que os meninos precisam de uma oportunidade de fazer diferente alguma coisa que lhe de prazer sem que haja violência.
Pois o mesmo